As ervas são elementos naturais poderosíssimos que podem ajudar, quando utilizados corretamente, seja em banhos, defumações, emplastros etc, a reequilibrar energeticamente o corpo astral, limpar ambientes ou mesmo a transformar o magnetismo da aura, logo, as ervas são excelentes "ferramentas" naturais para a troca energética. De um modo geral, o ato de banhar-se com preparados de ervas, é um ritual no qual o indivíduo utiliza os elementos da natureza em seu benefício energético, este ato auxilia na limpeza de energias negativas, repelem influências de espíritos inferiores, reequilibra, harmoniza, acalma e desobstruí os chakras.
Lidar com ervas e plantas, é de um ritual um tanto complexo, pois, assim como nós, seres humanos, as plantas têm sua particularidade, uma preferência, uma forma específica de viver, florescer, doar, ceder ou mesmo de se defender. Possuem um jeito particular de "falar" conosco e que, dependendo da nossa energia, também "respondem de forma especial e particular, sendo assim, um banho de ervas, dependendo da energia do indivíduo, pode causar reações diferentes. Portanto, é importante ter boas orientações, ok? Sei que algumas vezes informações não chegam até nós e ai, precisamos buscar um pouco de conhecimento, alguns punhados de bom senso e uma pitada de intuição, misturados com muita coerência e fé.
Quando for utilizar ervas secas, o banho deve ser preparado por infusão, ou seja, as ervas devem ser colocadas em uma vasilha com água fervendo, a qual será tampada e permanecerá assim por pelo menos 15 minutos. Lembrando que ervas secas não devem ser fervidas e precisam ser ativadas antes de serem utilizadas. A ativação se faz amassando-as e/ou apertando-as um pouco entre as mãos. Já os banhos de ervas frescas, devem ser preparados através da maceração. Caules, raízes mais grossas e talos duros, devem ser fervidos por um período médio de 30 minutos. O banho de ervas deve ser tomado após o banho higiênico, pode ser coado, depositando os resíduos de volta a terra. Para potencializar os banhos, pode-se utilizar também águas naturais como de chuva, cachoeira, poço, rio ou mar.
Segue abaixo algumas dicas, aproveite com sabedoria:
- Ajudar a desenvolver a espiritualidade: jasmim, anis estrelado, alfazema, sálvia, camomila, rosa branca, boldo, alecrim e salsinha.
- Limpar ambientes de energias negativas: cânfora, comigo ninguém pode, guiné, arruda, alecrim, espada de São Jorge. Este preparado deve ser passado no chão, de dentro para fora de fora de casa, após a higiene normal dos ambientes.
- Proteger contra magia negra e negatividade: alecrim, louro, jasmim, cenoura, violeta, hortelã pimenta, verbena, gerânio, patchuli e noz moscada.
- Harmonizar e equilibrar: malva, alecrim, alfazema, jasmim, anis estrelado, sálvia, camomila, rosa branca, gira sol, flor de laranjeira, hortelã, ipê amarelo, lírio e melissa.
- Concentração mental e estímulo do pensar: anis estrelado, alecrim, manjericão, peregun verde, alfavaca, agrião, couve, babosa e boldo.
Todo manuseio com ervas deve ser feitas com muita dedicação e respeito ás forças vegetais, estamos lidando com uma vida e com seres de outras dimensões, por isso, seja grato e respeitoso com o elemento!
Que o Espírito Vegetal nos abençoes!